O PET-Saúde está em sua 10ª edição com o tema Gestão em Saúde e Assistência à Saúde e tem como objetivo estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da abordagem da gestão em saúde e da assistência à saúde.
O Edital GM/MS 1/2022 (link para acesso ao edital) selecionou 142 projetos em todo o País. É o maior número de projetos selecionados em todas as edições do programa. Nessa edição, aproximadamente, 8 mil pessoas estarão envolvidas no desenvolvimento dos projetos, entre estudantes, docentes e profissionais de saúde.
Linhas de ação do PET-Saúde Gestão e Assistência
Ações de educação pelo trabalho para a saúde
Visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para atuação colaborativa em eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde.
Ações de gestão e de assistência
Em todos os níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas. O foco das ações deverá dar-se em iniciativas que possam promover estratégias de formação em saúde e que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe.
Mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), considerando-se aspectos para a qualificação de recursos humanos em saúde diante das necessidades atuais, com ênfase no processo de integração ensino-serviço-comunidade, com estratégias alinhadas à integração entre alunos, profissionais e comunidades para aperfeiçoamento da gestão em saúde e assistência à saúde.