Notícias

Aqui você encontra as principais notícias do PET-Saúde Gestão e Assistência e fica sabendo de tudo que acontece.

Inscrições para o PET-Saúde Equidade vão até sexta-feira

O Ministério da Saúde, por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), está com inscrições abertas para o PET-Saúde. Esta edição tem como tema a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do SUS.

Com foco nas trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde, o PET-Saúde Equidade apresenta 3 eixos de intervenção para subsidiar a execução das atividades dos projetos que submeterão o edital. Inovações como a inserção de alunos de graduações das áreas das ciências humanas e/ou sociais aplicadas, bem como o perfil do(a) orientador(a) de serviço estão previstos.

A meta é contemplar até 150 projetos de universidades e secretarias de saúde de todo o país.

Inscrições abertas até 09 de fevereiro.

Leia + em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos/2023/chamamento-publico-sgtes-no-11-2023

 

10° edição do PET-Saúde encerra com 142 projetos de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade no SUS

Com aproximadamente 8 mil participantes, o Ministério da Saúde finalizou, nesta segunda-feira (31), a décima edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que abordou o tema Gestão e Assistência. Universidades e secretarias de saúde de todo o país executaram 142 projetos, oportunizando o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia + em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/10deg-edicao-do-pet-saude-encerra-com-142-projetos-de-fortalecimento-da-integracao-ensino-servico-comunidade-no-sus

PET - Saúde da Bahia realiza atividades sobre o Janeiro Branco

O projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Secretaria de Saúde de Salvador, em parceria com o Hospital Geral Roberto Santos,  realizou no dia 31 de janeiro um conjunto de atividades lúdicas voltadas para a saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco.

O público alvo das ações foram trabalhadores e trabalhadoras deste  Hospital.

A ação teve como tema: Venha resgatar a sua criança interior. Cuide da sua saúde mental!

Minas Gerais discute ações estratégicas para o fortalecimento das RAS

O PET-Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus de Governador Valadares, em Minas Gerais, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares) realizou, no dia 23 de janeiro, o 3º Ciclo Integrador " PET-Saúde Macro-Leste de MG: Resultados e desafios para a efetivação das redes de atenção à saúde no nível macrorregional".

O evento visou atender os objetivos propostos no projeto para a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil e a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas e cujo público-alvo foram os tutores (docentes), preceptores (profissionais da saúde) e estudantes dos seis cursos da área da saúde da UFJF-GV.

O objetivo central do evento foi apresentar, compartilhar e discutir as ações executadas pelos cinco grupos tutorias e seus resultados para os momentos NORMATIVO e ESTRATÉGICO das segunda e terceira etapas do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

O fórum oportunizou promover o protagonismo dos estudantes e dos preceptores em ações interprofissionais e colaborativas para o enfrentamento dos principais problemas vivenciados pelas duas RAS nos 51 municípios da Macrorregião Leste de Minas. De acordo com a coordenadora do PET-Saúde da UFJF, Waneska Alves, o evento foi bastante positivo para os participantes pois oportunizou a imersão destes nas diferentes vivências estabelecidas no plano de ação do projeto.

PET-Saúde do Ceará é destaque em ações pedagógicas para a Educação na Saúde

O projeto PET-Saúde do Centro Universitário Unintá e Secretaria de Saúde de Itapipoca, no Ceará, participou do Encontro Pedagógico da instituição de ensino. Entre os dias 25 e 26 de janerio, os tutores e tutoras do projeto apresentaram as suas ações, que foram consideradas de grande relevância para as práticas de educação na saúde desenvolvidas na realidade local.

Para saber + acesse aqui: www.uninta.petsaude.br

PET Saúde do Pará apresenta suas ações em evento universitário

O projeto da Universidade do Estado do Pará e secretaria de saúde de Belém esteve presente na XIII Semana da Saúde da UEPA.

“O uso da matriz swot como proposta de fortalecimento do diagnóstico em saúde em uma unidade básica de saúde em Belém-PA foi uma das experiências apresentadas no evento e que vem sendo desenvolvida em uma UBS local a fim de intervir nos processos de planejamento das equipes quem compõe o território desta UBS.

“Práticas corporais e prevenção ao câncer de mama em uma unidade de saúde da Família: Relato de Experiência” e “Vivência acadêmica : PET-SAÚDE e as práticas interativas e complementares” também foram compartilhadas na mostra pelos participantes do PET-Saúde

Este é um evento bianual, tradicionalmente conduzido pela comunidade acadêmica da UEPA que teve como tema “A produção do conhecimento científico em saúde no contexto amazônico”. Os objetivos desta Semana são a discussão e a disseminação de temas científicos, sociais e econômicos de relevância para a saúde, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão na região amazônica.

 

Acesse agora a área restrita e tenha acesso à conteúdos exclusivos.