Com aproximadamente 8 mil participantes, o Ministério da Saúde finalizou, nesta segunda-feira (31), a décima edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que abordou o tema Gestão e Assistência. Universidades e secretarias de saúde de todo o país executaram 142 projetos, oportunizando o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Secretaria de Saúde de Salvador, em parceria com o Hospital Geral Roberto Santos, realizou no dia 31 de janeiro um conjunto de atividades lúdicas voltadas para a saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco.
O público alvo das ações foram trabalhadores e trabalhadoras deste Hospital.
A ação teve como tema: Venha resgatar a sua criança interior. Cuide da sua saúde mental!
O PET-Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus de Governador Valadares, em Minas Gerais, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares) realizou, no dia 23 de janeiro, o 3º Ciclo Integrador " PET-Saúde Macro-Leste de MG: Resultados e desafios para a efetivação das redes de atenção à saúde no nível macrorregional".
O evento visou atender os objetivos propostos no projeto para a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil e a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas e cujo público-alvo foram os tutores (docentes), preceptores (profissionais da saúde) e estudantes dos seis cursos da área da saúde da UFJF-GV.
O objetivo central do evento foi apresentar, compartilhar e discutir as ações executadas pelos cinco grupos tutorias e seus resultados para os momentos NORMATIVO e ESTRATÉGICO das segunda e terceira etapas do Planejamento Estratégico Situacional (PES).
O fórum oportunizou promover o protagonismo dos estudantes e dos preceptores em ações interprofissionais e colaborativas para o enfrentamento dos principais problemas vivenciados pelas duas RAS nos 51 municípios da Macrorregião Leste de Minas. De acordo com a coordenadora do PET-Saúde da UFJF, Waneska Alves, o evento foi bastante positivo para os participantes pois oportunizou a imersão destes nas diferentes vivências estabelecidas no plano de ação do projeto.
O projeto PET-Saúde do Centro Universitário Unintá e Secretaria de Saúde de Itapipoca, no Ceará, participou do Encontro Pedagógico da instituição de ensino. Entre os dias 25 e 26 de janerio, os tutores e tutoras do projeto apresentaram as suas ações, que foram consideradas de grande relevância para as práticas de educação na saúde desenvolvidas na realidade local.
Para saber + acesse aqui: www.uninta.petsaude.br
O projeto da Universidade do Estado do Pará e secretaria de saúde de Belém esteve presente na XIII Semana da Saúde da UEPA.
“O uso da matriz swot como proposta de fortalecimento do diagnóstico em saúde em uma unidade básica de saúde em Belém-PA foi uma das experiências apresentadas no evento e que vem sendo desenvolvida em uma UBS local a fim de intervir nos processos de planejamento das equipes quem compõe o território desta UBS.
“Práticas corporais e prevenção ao câncer de mama em uma unidade de saúde da Família: Relato de Experiência” e “Vivência acadêmica : PET-SAÚDE e as práticas interativas e complementares” também foram compartilhadas na mostra pelos participantes do PET-Saúde
Este é um evento bianual, tradicionalmente conduzido pela comunidade acadêmica da UEPA que teve como tema “A produção do conhecimento científico em saúde no contexto amazônico”. Os objetivos desta Semana são a discussão e a disseminação de temas científicos, sociais e econômicos de relevância para a saúde, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão na região amazônica.
O PET-Saúde da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV), após estudos e diagnóstico das ações de Educação Permanente e Integração Ensino-Serviço do município de Limoeiro e da 2ª Gerencia Regional de Saúde do Estado de Pernambuco (GERES) realizou um evento onde reuniu profissionais da rede de saúde e gestores de saúde para apresentação do diagnóstico municipal e regional sobre a Educação Permanente e Integração ensino-serviço com o propósito de discutir sobre o COAPES.
O encontro abordou aspectos sobre o COAPES e apresentou as demandas dos diversos setores para incorporação desta ferramenta à nova Política Municipal de EPS de Limoeiro.
Quer saber + sobre o COAPES? Acesse aqui: www.coapes.org